🧠Também chamadas de ciências do cérebro, são cada vez mais aplicadas para que possamos compreender os processos neurais envolvidos no esporte e no exercício físico. Dessa forma, cientistas conseguem entender quais fatores impactam o desenvolvimento de capacidades cerebrais dos indivíduos e influenciam suas performances esportivas.
🚨A diminuição da performance cerebral tem diversas causas rotineiras como: estresse, noite mal dormida, distrações do ambiente, pressão psicológica, entre muitos outros. Além disso, durante o desenvolvimento do jogador, ele pode ter menor aptidão ou treinar menos capacidades como atenção, visão periférica, tomada de decisão, controle da impulsividade, memória de trabalho, tempo de reação e antecipação de trajetórias, tornando-se um atleta mais propenso a ações incorretas. Sendo assim, embora erros não possam ser completamente evitados, os profissionais que trabalham no futebol devem tomar todas as medidas possíveis para preveni-los, pois às falhas podem custar o trabalho de uma temporada inteira ou mais.
🤔Considerando que a velocidade e a força dos goleiros aumentam progressivamente e
que as decisões táticas são cada vez mais elaboradas, exige-se que os atletas retenham
e compreendam mais informações, assim como exige-se que eles tomem decisões mais
complexas de forma mais frequente.
Dessa forma, os erros no futebol devem-se cada vez mais à falta de atenção, decisões lentas ou incorretas, reações impulsivas, leitura errada da trajetória da bola e dos jogadores, uso limitado da visão periférica e decisões táticas incongruentes com o planejado ou com a jogada.
✔️Métodos para a aplicação das neurociências no treinamento dos goleiros de futebol
📱Em associação com plataformas tecnológicas, neurocientistas têm criado treinamentos cognitivos que melhoram capacidades como: atenção sustentada, tomada de decisão, tempo de reação, controle de impulsividade, memória de trabalho, visão periférica, mudança de ações, percepção de trajetória, entre outras. Esses treinamentos utilizam, em sua maioria, modelos computacionais para controlar estímulos que são apresentados e as respostas que são coletadas por meio de telas de toque, telas de computador e teclado, gadgets com LEDs associados a botões de pressão ou sensores de movimentos, realidade virtual, entre outros. Os produtos resultantes dos métodos de treinamento cognitivo apresentam diferenças e semelhanças. Em sua maioria, eles podem ser adquiridos e aplicados diretamente pelos profissionais dos clubes (treinador de goleiro) com resultados expressivos sobre a performance dos atletas em campo, tanto para evitar erros como para expandir suas capacidades de jogo.
🗣️Aliás, treinamentos cognitivos são uma das poucas medidas objetivas que podem ser acompanhadas pelos treinadores de goleiros, preparadores físicos e psicólogos como indicadores de performance dos atletas. Adicionalmente, por não gerarem desgaste físico, os treinamentos cognitivos podem ser efetuados pelos atletas que estão no departamento médico, evitando que eles percam componentes cognitivos que influenciam sua performance competitiva.
Comments