🧤 Com certeza você já ouviu isso em algum canto. Mas a verdade é que não há lugar algum na regra do futebol que diga que isso seja verdade. Com o decorrer do tempo, esse mito ganhou força e é reproduzido pelos quatro cantos do Brasil. Essa lenda vem das "peladas" e na várzea. Essa falácia resistiu ao tempo e ainda desafia uma melhor compreensão das regras do jogo.
🗣 São máximas que, de tão repetidas pelo torcedor e pelos profissionais do futebol, acabam virando "lei", embora não constem em nenhuma das 17 regras do esporte.
🤷🏻♂️ A pequena área, aliás, sequer é citada. A única menção ao assunto, no capítulo 12, diz apenas que não se pode atacar o goleiro dentro da grande área.
📚Cláudio Cerdeira, ex-árbitro de futebol e ex-comentarista, explica que “muita gente fica achando que faz parte da regra".
📚 Jorge Travassos, ex-presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), esclarece que o “jogador só não pode ir para cima do goleiro quando este for repor a bola". Ele estende a explicação dizendo que “(…) isso nada tem a ver com disputas em lances aéreos, onde o choque é normal e não caracteriza, por si só, falta no goleiro."
🥅 O mito da "pequena área", segundo ele, foi criado pela zona de atuação dos goleiros. "Como eles costumam sair nas bolas altas só até o limite da pequena área, passou a se considerar o território em que os goleiros estão protegidos", ressalta.
📲SE LIGA NA DICA! Para tentar diminuir um pouco a confusão, a Anaf até já colocou na internet o site da entidade, com todas as regras do futebol, sua história e os lances mais polêmicos. Ao acessar o site anaf.com.br, qualquer internauta pode conversar com árbitros e esclarecer dúvidas.
Comments