top of page
Foto do escritorEveraldo Santana

TREINOS DE FORÇA COMPROMETEM A AGILIDADE?

Atualizado: 28 de abr.




"Força é a capacidade de produzir a tensão que o músculo tem quando ativado (contraído)".


💪🏻 A forma como a força se manifesta depende fundamentalmente das unidades motoras solicitadas e da frequência de impulso nessas unidades; e isso, por sua vez, está relacionado à magnitude da carga e à velocidade (González Badillo e Gorostiaga, 2002).


🦾 O treino de força é aquele que vai requisitar bastante os músculos. Ou seja, na hora da execução, você vai precisar do maior número de fibras musculares possível para vencer a resistência oferecida pelo seu corpo. Muitas vezes, ele é confundido com o treino de hipertrofia. Os dois têm algumas semelhanças, é verdade. Mas a principal diferença é que o treino de força deixará você mais forte enquanto o de hipertrofia, maior.


🧤O treino de força deve ser feito pelos goleiros, desde que haja acompanhamento de um profissional qualificado. Além de melhorar a sua força, o treino também vai auxiliar em questões de equilíbrio, coordenação motora, agilidade, entre outros.


✅ Nas ações do goleiro se manifestam os tipos de força relacionados à velocidade:

✓ Força explosiva - É a maior manifestação da força por unidade de tempo.

✓ Força elástico-explosiva - Se apoia nos mesmos fatores que a anterior mais o componente elástico que atua como efeito do estiramento prévio.

✓ Força elástico-explosiva-reativa - Adiciona à anterior um componente de facilitação neural importante, como o efeito do reflexo miotático (de esticamento), que intervém devido ao caráter do ciclo estiramento-encurtamento.

✓ Força útil - Força que podemos manifestar na velocidade em que se realiza o gesto esportivo.

✓ Força potência - Produto da força pela velocidade em cada instante do movimento.

✓ Força máxima - É a máxima força que um indivíduo pode executar de uma só vez.


✅ Estimulação da força na fase de treinamento


As manifestações de força relacionadas às habilidades de coordenação e velocidade devem ser estimuladas nos goleiros infantis. Já os tipos de manifestações relacionadas à força máxima devem aguardar que ocorram as condições de maturação.


📚 “A coordenação intra e intermuscular pode ser desenvolvida adequadamente a partir dos 8 a 10 anos. A coordenação intermuscular tem a fase sensível aos 11-13 anos na forma de velocidade cíclica e de movimento” (Grosser, 1989).


👉🏼 Com o aumento da secreção hormonal a partir dos 11-13 anos, a força muscular aumenta significativamente, especialmente nos homens. Este aumento da testosterona nos homens também permite maior hipertrofia muscular do que nas mulheres.


Nas primeiras idades, a estimulação assistemática da força é naturalmente coberta ao executar os gestos técnicos.

O treinador de goleiros colabora com o treinamento dos tipos de manifestações explosivas (exigindo mínimo contato com a superfície durante os impulsos) e, exclusivamente, com o desenvolvimento de força útil.


🏋🏼‍♀️ “A diferença de força muscular que existe entre os dois sexos se manifesta como um fenômeno quantitativo e não qualitativo, ou seja, a fibra muscular dos homens não é mais forte do que no caso das mulheres, mas essa capacidade é um sintoma de maior quantidade de fibras no caso dos homens.


🏋🏾‍♀️ “As mulheres, por exemplo, têm menos massa muscular para hipertrofia e aumento dos valores funcionais do que os homens” (Hegedüs, 1998).

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page