

⚽️ Atletas de alto rendimento podem sofrer seguidas lesões. A rotina de treinamentos e competições é intensa e bastante exaustiva.
💪🏽 O futebol é um esporte com bastante contato físico, sendo uma das modalidades campeã de estiramentos musculares, entorses de tornozelo, contusões em coxas e braços, luxações (lesões articulares com deslocamento dos ossos da superfície articular) e fraturas (perda da continuidade óssea fechada ou exposta).
❓Mas qual o procedimento interno do clube para o retorno às atividades normais de um goleiro, por exemplo?
🏁 Há no clube toda uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, fisiologistas e nutricionistas, oferecendo máximo suporte para que se mantenham na prática de sua atividade profissional. Com lesões, o trabalho é para que retornem aos treinos em segurança no menor tempo possível.
🧤 Após liberação clínica e de ter passado pelo departamento de transição do clube, o atleta retorna às atividades conosco da preparação de goleiros. O objetivo é bem claro: recuperar totalmente a capacidade de exercer a função no mais alto nível.
✅ Para melhorar no entendimento, dividi essa recuperação em quatro fases.
1️⃣ Primeira fase: realizamos treinamentos de readaptação com fundamentos gerais da posição, com o objetivo de acelerar a retomada de confiança nas ações ou fundamentos básicos da posição.
2️⃣ Segunda fase: ao observar a evolução, elaboramos exercícios de situação real de jogo, onde o goleiro será estimulado a raciocinar, escolher em tempo mínimo qual ação técnica deve ser utilizada para resolver o problema.
3️⃣ Terceira fase: Nessa fase, o goleiro participará de treinamento coletivo sem nenhum contato ou confronto (finalização com os demais jogadores) com o objetivo de recuperar o "timing/tempo de bola”, respondendo bem a execuções variadas dos exercícios.
4️⃣ Quarta fase: É a última fase do retorno. O goleiro participará de jogos reduzidos e demais trabalhos com o grupo sem nenhuma restrição.
Comments