O descanso para atletas de alta performance é fundamental. A parada após uma rotina exaustiva de treinamentos é essencial para a recuperação física e mental. Exigência de desempenhos desportivos quase impecáveis, prerrogativa de competidores profissionais, elevam também ao extremo os limites corporais e psicológicos. O descanso é necessário. Observando o calendário brasileiro de futebol e as pré-temporadas cada vez mais curtas, a pausa antes do retorno aos treinos, que geralmente acontece no início do ano, precisa ser respeitada. E isso faz parte do planejamento das comissões técnicas.
O descanso age no organismo como um restaurador de anos. A falta de descanso também tem relação direta com a saúde mental, pois, quando não acontece de forma adequada, automaticamente o rendimento não vem como esperado (SANTOS, Valdecarlos. 2021).
Os principais benefícios do repouso entre os treinos são: a mente conseguir relaxar, o músculo se recuperar e a diminuição da possibilidade das lesões. (D’ANGELO, Bruno. 2020).
Só como exemplo, o descanso forçado em função da pandemia resultou em quebra de recordes em várias modalidades após o retorno das competições. Enquanto os atletas achavam que estavam perdendo um ano, com treinos mais leves (por muitas vezes remotamente), mas sem atingir níveis de destreinamento, voltaram melhores com performances acima do esperado. (SOUZA, Letícia. 2020).
📷 Israel Simonton
Comments