Encerramos nessa semana nossa participação na @sudamericana. Dois dos três jogos que disputamos fora de casa foram na altitude e tivemos a oportunidade, seja em treino ou jogo, de experimentar quatro dos nossos goleiros nessas condições diferenciadas.
🏔 Os efeitos são sentidos geralmente em altitudes de 2.400 metros acima do nível do mar. Este tipo de situação ocorre pelo fato do ar ser mais rarefeito e, consequentemente, ter menos pressão atmosférica. Dessa forma, menos oxigênio chega aos pulmões, gerando uma falta do elemento no organismo (situação conhecida como hipóxia). Portanto, a capacidade aeróbica do corpo humano diminui, pois é o oxigênio é um dos geradores de energia para as células e órgãos.
💨 Outro efeito a ser observado na altitude é que a resistência do ar também fica menor, o que faz a bola viajar mais rápido, podendo enganar os jogadores de linha, ao dar ou receber um passe, e, principalmente, os goleiros, ao fazer uma defesa ou cortar um cruzamento.
📅 Para melhor adaptação, o ideal seria viajar a locais de grande altitude com duas ou três semanas de antecedência e treinar com intensidade reduzida - para algo entre 60% a 70% do normal nos primeiros dias, para só depois aumentar a carga. Como esse período de tempo é inviável pelos calendários dos clubes, costuma-se utilizar a estratégia 'fly-in, fly-out', ou seja, chegar o mais perto possível da hora da partida e ir embora logo depois.
😰 Estudos com atletas bolivianos demonstraram que, nas primeiras seis horas, os jogadores que jogam sempre na altitude e os que atuam em terras baixas sofriam os impactos da mesma forma ao longo de um exercício intenso prolongado. Após isso, os que não estavam acostumados sofriam muito mais as consequências.
⚽ Assim, no treinamento pré-jogo com os goleiros em altitude, quando os estímulos eram de alta intensidade, aumentávamos o tempo de recuperação. E como durante o jogo, o grande problema para o goleiro é de fato apenas a velocidade da bola, buscamos enfatizar chutes de pontos diferentes e cruzamentos, para a melhor adaptação à velocidade da bola.
Comments