top of page

CONSTRUÇÃO DE JOGADAS A PARTIR DO GOLEIRO

Foto do escritor: Everaldo SantanaEveraldo Santana

Atualizado: 28 de abr. de 2024



⏳ Antigamente, o goleiro era visto somente como o clássico “guarda redes”, era chamado também de guardião do gol. Com a evolução da posição, o atleta moderno necessitou entender mais sobre parâmetros táticos para evoluir no quesito leitura de jogo. Uma das novas atribuições passou a ser solucionar problemas que antigamente não eram destinados a ele.


✏ “Um modelo de jogo é constituído, essencialmente, por princípios que se articulam entre si e que dão uma certa forma de jogar, com determinados padrões de comportamento em diferentes momentos/organizações - tanto defensivas, ofensivas ou nas transições. São comportamentos que nós queremos que a nossa equipe tenha em todas as ações.” (Oliveira, 2003).


🔄⚽ Na organização ofensiva, o goleiro é um dos responsáveis pela circulação da bola na construção dessas jogadas. Efetuando passe entre linhas, lançamentos curtos, ou até mesmo ligações diretas da defesa para o ataque.


🚫✅ O goleiro deve ter ainda como tarefa a criação de linha de passe para facilitar a circulação da bola, auxiliando na sua retirada da chamada zona de pressão. Um dos fatores essenciais será o posicionamento corporal do atleta para o recebimento do passe, com domínio direcionado ou passe de primeira, auxiliando, assim, na velocidade que a bola circulará, não colocando-a em zona de risco.


🥅 Nesse caso, é necessária a utilização da perna dominante e não dominante, seja para um passe longo ou curto. Essa participação do goleiro estará ligada ao esquema escolhido pelo treinador da equipe. Com a progressão da bola para o 2/3 ou 3/3 do campo, é de suma importância estar compactado com a linha defensiva da sua equipe. A comunicação pontual é essencial nas 4 fases do jogo. Pois a falta desta pode trazer problemas para a equipe.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
bottom of page