top of page
Foto do escritorEveraldo Santana

A HISTÓRIA DAS LUVAS DE GOLEIRO DE FUTEBOL

⏳Luvas de goleiro de futebol existem desde o final do século 19 - elas são muito antigas. Uma rica história acompanha o desenvolvimento de luvas de goleiro, e os fabricantes dessas luvas fizeram muitas inovações ao longo do caminho. 


📝A primeira menção a luvas de goleiro de futebol provavelmente remonta antes do nascimento de seus avós. O Escritório de Patentes Alemão recebeu a patente de um par de luvas de goleiro feitas pelo fabricante britânico de bolas de futebol William Sykes em 1885. As luvas deveriam ser feitas de couro e continham uma camada de borracha produzida na Índia para reduzir o impacto dos chutes.

Mas a produção em massa e a adoção de luvas de goleiro levariam décadas. Não havia menção a luvas de goleiro nas “regras do jogo” originais publicadas em 1863, então os goleiros não consideraram usá-las. Em 1934, a empresa Reusch começou a produzir em massa luvas de goleiro de futebol.


📍DÉCADA DE 1940

O argentino Amadeo Carrizo foi o primeiro goleiro conhecido ou pelo menos reconhecido internacionalmente a usar luvas de goleiro. Goleiro do River Plate nas décadas de 1940 e 1950, Carrizo foi o primeiro goleiro a usar luvas de goleiro regularmente. No caso dele, ele usou luvas de algodão, que não eram tão aderentes e acolchoadas quanto as luvas de couro, já que o algodão absorve muita água. No entanto, ele foi o pioneiro em luvas e provavelmente foi uma figura chave para tornar realidade a adoção em massa de luvas de goleiro no futebol.


📍DÉCADA DE 1960

No final dos anos 60 e 70, as luvas de goleiro de futebol eram bastante populares, mas ainda não eram “lei”. Muitos goleiros usavam luvas de goleiro apenas em condições de chuva. Além disso, não havia muitas opções de luvas de goleiro, então os goleiros estavam restritos principalmente a usar luvas de jardinagem. No entanto, a década de 60 deu origem à primeira estética moderna de luvas de goleiro que hoje são padrão.


📍DÉCADA DE 1970

A década de 1970 foi a época em que luvas de goleiro enfeitavam o campo. Eles surgiram do lado de fora, com goleiros lendários como o grande Gordon Banks usando-os na Copa do Mundo FIFA de 1970, no México. As luvas de Banks eram ainda mais parecidas com luvas de jardinagem (como eram muitas das primeiras luvas), mas os designs melhoraram à medida que mais fabricantes entravam no mercado. Fabricantes de luvas de goleiro como Stanno, Reusch, Uhlsport e Sondico começaram a produzir luvas em massa para atender à demanda recém-descoberta e crescente de goleiros amadores e profissionais. A característica definidora das luvas dos anos 70 era o seu design simples, mas a maior proteção e aderência das décadas anteriores.


📍ANOS 80/90

A década de 1980 consolidou as luvas de goleiro como uma peça essencial do equipamento para os goleiros. Tornou-se uma das peças de equipamento de futebol mais priorizadas. Dito isso, os fabricantes começaram a experimentar novos designs e recursos, incluindo tecido atoalhado e espuma de látex, o último dos quais agora é um produto básico. As luvas de goleiro dos anos 80 e 90 ficaram mais sofisticadas graças a fabricantes engenhosos. Os recursos em que os detentores confiam agora, como a fundição de espuma de látex, surgiram nesta época.


📍ANOS 2000 E ALÉM

Do início dos anos 2000 em diante, houve uma explosão de novos designs e marcas de luvas de goleiro. A ergonomia tornou-se um foco significativo, garantindo que os goleiros pudessem ter um equilíbrio perfeito entre desempenho, proteção (contra lesões) e conforto. Essa foi a época em que cortes e costuras exclusivos conquistaram o mercado e esquemas de design coloridos. 

Por exemplo, camadas adicionais de látex surgiram durante esta época. Todos nós adoramos esse recurso porque evita que as luvas escorreguem das mãos do goleiro. Além disso, cortes de dedos em rolo, cortes negativos, cortes híbridos e outros tornaram-se populares após a virada do século. Além disso, aquelas cores vivas e vibrantes que você vê nos jogos e nas lojas são inovações dos anos 2000, 2010 (e sim, 2020…).


📍 LUVAS POKER 

É claro que a Poker, fez progressos para fabricar continuamente luvas de goleiro de futebol que ajudam os goleiros a alcançar o melhor desempenho possível. Aproveitando muitas das invenções anteriores do século XX, adicionando os toques inovadores às luvas.

A Poker Esportes completa 38 anos de história em 2024. A marca busca satisfazer os esportistas em suas diversas modalidades. Seja no campo, na quadra, nas pistas, nas areias ou nas águas, a Poker está presente com 9 linhas de produtos, atendendo mais de 3,5 mil lojas espalhadas pelo Brasil.Desde 1986, a marca brasileira tem como meta oferecer produtos diferenciados e competitivos no mercado de artigos esportivos. Ao longo destes anos, busca sempre ampliar sua presença no setor, consolidando-se como uma das marcas mais lembradas no segmento esportivo brasileiro.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page